top of page

Educação Física: uma intuição

Aos 18 anos escolhi minha graduação baseada em experiências que me geravam uma sensação de paz e conexão comigo mesma. O movimento corporal era meu eixo existencial. Decidi cursar Educação Física. 

 

Durante o curso, uma sensação inquietante de vazio interno me levou a processos de autoconhecimento e entrei em ação com a própria vida. A arte me preenchia e mergulhei na literatura, nos filmes, na filosofia e também por práticas corporais mais sensíveis que me abriam para o lugar da busca interior. Encantei-me pela yoga, pelas massagens e pela Eutonia.

 

Dança e Expressão

Após a graduação, surge o encantamento pela Dança. Na verdade, a dança já estava em mim. Fui capturada quando, nos meus treinos de Ginástica Rítmica, entre infância e adolescência, acessei a expressão de algo que era só meu pela primeira vez!!  A dança se firma de vez quando conheço o Professor Adilson Nascimento de Jesus da Unicamp, meu orientador de mestrado e doutorado, apresenta  a dança. Butoh.  Alguns anos depois, mergulho nas oficinas longas de Criação da Confraria da Dança, oferecidas pela Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues.

 

Estava dada a Analu investigadora da própria vida, via corpo e expressões. Ao mesmo tempo, a minha profissão sempre foi cuidar do corpo de outras pessoas. Durante os muitos anos em que fui professora de Pilates, sempre dava um jeito de trazer  a minha sensibilidade, a intelectualidade, a delicadeza e profundidade nas aulas. 

 

Vida Ritual

Mas chega uma hora que a vida pede mais ousadia. Ao construir e apresentar meu espetáculo ritualístico de circo-dança, Desanuviar, a vida me convida a mergulhar mais fundo em mim com a provocação: “como estruturar uma integração e avanço de questões emocionais junto com o trabalho de corpo?”. E quando se coloca a pergunta, a vida traz! 

 

Conheci a professora Beatriz Mentone de São Paulo, Integradora Estrutural do Método Rolf e criadora da Escrita Cíclica, que me formou diante do conhecimento dos caminhos miofasciais e  e tem me guiado diante a escrita da própria vida. Aqui ,começa um novo capítulo profissional da minha vida e assumo totalmente um trabalho mais  sensível, autoral e integrado com a narrativa da minha própria história de investigações existenciais corporais. 

 

Raízes Ateliê: minha oferta para o mundo

Assim, surgem as massagens: a Solar e a Lunar; as práticas de Liberação miofascial e Movimento; a Caixa Poética; e as Performances. Conforme eu caminho na minha própria integração, o meu trabalho também caminha junto. E assim, chega ao mundo  Raízes Ateliê!!! 

Desejo que o meu trabalho no corpo de vocês também lhe provoquem  perguntas internas e movimentos de ação com a sua própria vida!!!

​

​

IMG_8595_edited.jpg

Portifólio

​​

​

  • Atuação do Eclipse, performance erótica com apresentação na Galeria de Arte EXL, Campinas - SP, Outubro 2024.  

​

  • Atuação Manifesto Sensorial , performance erótica com apresentação no Palco Intimista Raízes Ateliê, Campinas - SP, junto a musicista Luca D`Alessandro, Setembro 2024.  

​

  • Atuação do Eclipse, performance erótica com apresentação no Palco Intimista Raízes Ateliê, Campinas - SP, Agosto 2024.  

​

  • Criação e interpretação do TERRA,  performance erótica com apresentação em uma praça de Barão Geraldo, junho de 2024. 

​

  • Criação e interpretação Manifesto Sensorial, performance com apresentação no Raízes Ateliê, Campinas - SP, junto a musicista Luca D`Alessandro, 2023.  

​

  • Criação e interpretação do Eclipse, performance erótica com apresentação na vernissage da exposição da artista Leani Ruschel, projeto contemplado pelo FICC, 2023.

 

  • Os lugares que nos habitam, foto performance, pelo grupo Criamundo, Campinas-SP, 2022.

 

  • Criação e interpretação do vídeo dança  Asas e Garras. Com direção de Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, pela Confraria da Dança, Campinas-SP, 2021.

​

  • Criação e interpretação Nascer Flor: permanecias poéticas, performance com ritualização no Raizes Atelie, 2021. 

 

  • Criação e interpretação do espetáculo circense Desanuviar. Com direção de Alex Bred, Cia do Circo, Campinas – SP, 2019.

 

  • Criação do vídeo dança Jardim secreto, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2016.

 

  • Criação e interpretação da dança circense Aracne, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2015.

 

  • Corpos imolados, foto performance, pelo grupo Criamundo, Campinas-SP, 2015.

 

  • Tristes asfaltos assaltam poesias, foto performance, pelo grupo Criamundo, Campinas-SP, 2014.

 

  • Devastação, foto performance, pelo grupo Criamundo, Campinas-SP, 2014.

 

  • Grupo de Oficina e Montagem em dança, pela Confraria da Dança.Com a montagem e circulação do espetáculo: 9 Ensaios Sobre a Vontade.Março de 2007 até Dezembro de 2007.

 

  • Grupo de Oficina e Montagem em dança, pela Confraria da Dança.Com a montagem e circulação do espetáculo: Gosto de Calêndulas.Maio à Dezembro de 2006.

bottom of page